Fundo - Anglican Parish of St. Thomas, St. John's, NL

Zona do título e menção de responsabilidade

Título próprio

Anglican Parish of St. Thomas, St. John's, NL

Designação geral do material

  • Documento textual

Título paralelo

Outra informação do título

Título e menções de responsabilidade

Notas ao título

Nível de descrição

Fundo

Código de referência

Zona de edição

Menção de edição

Menção de responsabilidade da edição

Zona de detalhes específicos de materiais

Menção da escala (cartográfica)

Menção da projecção (cartográfica)

Menção das coordenadas (cartográfico)

Menção da escala (arquitectura)

Autoridade emissora e denominação (filatélica)

Zona de datas de criação

Data(s)

  • 2005-2006 (Produção)
    Produtor
    Anglican Parish of St. Thomas, St. John's, NL

Zona de descrição física

Descrição física

5cm of textual material

Zona dos editores das publicações

Título próprio do recurso continuado

Títulos paralelos das publicações do editor

Outra informação do título das publicações do editor

Menção de responsabilidade relativa ao editor do recurso contínuo

Numeração das publicações do editor

Nota sobre as publicações do editor

Zona da descrição do arquivo

Nome do produtor

(1836 -)

História administrativa

St. Thomas' Church dates back to the year 1836, when the need was felt for a second Anglican Church in St. John's to service the growing population in the east end of the city. An early painting of St. John's shows the original St. Thomas' as a little church with a prominent tower. This tower is still part of the present church. The church was used as a garrison church by the British soldiers stationed in St. John's until the late 1870s, which led to its nickname, "The Old Garrison Church".
The church escaped the ravages of the great fire which destroyed much of the town in 1846. A change in the wind direction caused the fire to veer off in another direction. The same year, a violent storm is said to have moved the whole building six inches. In an effort to stabilize the structure, the wings, which characterize the present building, were added five years later. In 1874, the increase in the number of parishioners led to the lengthening of the church by thirty feet. The church was again enlarged in 1883 by extending the chancel and adding a vestry and additional space for the organ. The last alteration to the building was made in 1903, when the chancel was again lengthened to provide seating accommodation for over 1300 people. A second great fire in 1892 led to the destruction of the Cathedral but again St. Thomas' was miraculously saved, though most of the city was destroyed.
In the late 1800s, Canon Wood Church Hall was built next to the church to provide an area for meetings and gatherings. Later, a school was built between the Hall and the Church (1927). In 1966 the Church Hall was destroyed in a fire and in 1974 when the St. Thomas' School was closed the building became the "new" Canon Wood Hall.
In 1922, in an area beneath the church, a space was dug out by hand for a small chapel for the Brotherhood of St. Andrew's, a men's service group. This chapel was restored and re-dedicated in 1982.

História custodial

Âmbito e conteúdo

histories, record of Accounts, Bulletins, Centennial reports.

Zona das notas

Condição física

Fonte imediata de aquisição

Organização

Idioma do material

  • inglês

Script do material

Localização de originais

Disponibilidade de outros formatos

Restrições de acesso

Restrictions may apply. Consult the archivist.

Termos que regulam o uso, reprodução e publicação

Instrumentos de descrição

Materiais associados

Materiais relacionados

Ingressos adicionais

The fonds is open. Further accruals expected.

Identificador(es) alternativo(s)

Zona do número normalizado

Número normalizado

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo

Descrição do identificador do registo

Identificador da instituição

Regras ou convenções

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão ou eliminação

Idioma da descrição

  • inglês

Script da descrição

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Locais relacionados

Géneros relacionados